Site gera imagens de pessoas que não existem

Poucas vezes a tecnologia me deixou em choque. Mas hoje me deixou: imagens de pessoas MUITO REAIS são criadas instantaneamente por inteligência artificial. Você acessa https://thispersondoesnotexist.com
e aparece a imagem de uma pessoa. Cada vez que você dá refresh na página aparece outra. Ver um vídeo de uma imagem fake é uma coisa. Mas quando você mesmo consegue gerar uma, é chocante.
As imagens são criadas por ‘redes adversárias’, do mesmo modo que criaram falsos Obamas e falsos Trumps para vídeos. São imagens de pessoas que não existem e nunca existirão. O site foi criado por Philip Wang, que é engenheiro de software da Uber, usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e modelos pré-concebidos de um projeto de Pesquisa da NVIDIA.

A rede adversária em uso é a StyleGAN, desenvolvida nesse projeto, e que foi treinada pela durante uma semana usando GPUs 8 Tesla V100, de acordo com explicação do especialista Rani Horev, da própria NVIDIA. Embora os resultados sejam impressionantes, às vezes a face gerada contém imperfeições e quebram a simetria. A StyleGAN pode ser treinada para trabalhar com qualquer coisa, sejam fontes gráficas, desenhos, imagens de gatos.

O vídeo abaixo mostra como a StyleGAN opera para gerar esses rostos falsos de pessoas que nunca existiram. Agora, pense no que os golpistas de redes sociais e outros bandidos conseguirão fazer com isso.

 

1113Shares

, , ,

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes