Ransomware Hucky engana segurança atuando como Locky

Identificado pelo laboratório da Avast, que possui seus produtos de segurança distribuídos no Brasil pela Stity Tecnologia, um novo ransomware começou a circular na Internet e é muito parecido com o Locky, um ransoware que criptografa os arquivos dos usuários e acrescenta a extensão '.locky”. O novo sequestrador de arquivos também cria extensões '.locky”, com a intensão de confundir os sistemas de segurança. No entanto, segundo identificou os especialistas da Avast, o Locky não usa mais estas extensões, o que levou a equipe a identificar a nova ameaça.

Os especialistas identificaram que neste momento a atuação do Hucky está restrito à Hungria, mas, como a Internet possui grande capacidade de proliferação de vírus de computador, a estimativa é que ele chegue rapidamente a outros países. Assim, a recomendação para os usuários é que não abram arquivos de origem suspeitas ou não solicitados, tanto nos mensageiros online como nas mensagens de e-mail.

Marco Rodrigues, diretor da Stity Tecnologia, também recomenda desativar as macros do Microsoft Office e que elas nunca sejam habilitadas em arquivos desconhecidos ou enviados por estranhos. “Sem dúvida, manter também os backups diários e atualizados já se mostrou uma atitude altamente eficaz, uma vez que é possível recuperar os arquivos sem pagar o resgate, tão logo os sistemas, diretórios e servidores de arquivos sejam desinfetados. Este cuidado de ser adotado todos os dias”.

0Shares

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes