Menu de Cima

Ransomware Hucky engana segurança atuando como Locky

Identificado pelo laboratório da Avast, que possui seus produtos de segurança distribuídos no Brasil pela Stity Tecnologia, um novo ransomware começou a circular na Internet e é muito parecido com o Locky, um ransoware que criptografa os arquivos dos usuários e acrescenta a extensão '.locky”. O novo sequestrador de arquivos também cria extensões '.locky”, com a intensão de confundir os sistemas de segurança. No entanto, segundo identificou os especialistas da Avast, o Locky não usa mais estas extensões, o que levou a equipe a identificar a nova ameaça.

Os especialistas identificaram que neste momento a atuação do Hucky está restrito à Hungria, mas, como a Internet possui grande capacidade de proliferação de vírus de computador, a estimativa é que ele chegue rapidamente a outros países. Assim, a recomendação para os usuários é que não abram arquivos de origem suspeitas ou não solicitados, tanto nos mensageiros online como nas mensagens de e-mail.

Marco Rodrigues, diretor da Stity Tecnologia, também recomenda desativar as macros do Microsoft Office e que elas nunca sejam habilitadas em arquivos desconhecidos ou enviados por estranhos. “Sem dúvida, manter também os backups diários e atualizados já se mostrou uma atitude altamente eficaz, uma vez que é possível recuperar os arquivos sem pagar o resgate, tão logo os sistemas, diretórios e servidores de arquivos sejam desinfetados. Este cuidado de ser adotado todos os dias”.

0Shares