Menu de Cima

Fraudador dava golpe com perfil do facebook

Fraudador dava golpe com perfil do facebook

Página do perfil falso no Facebook

A polícia do Espírito Santo prendeu um dos cibercriminosos mais procurados do país uma semana atrás: é o mineiro Hinácio Silveira Duarte, 41 anos, procurado por estelionato no Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo – embora haja vítimas em todo o país.Seu principal golpe era vender passagens aéreas que pagava usando os números de cartões de crédito de outras pessoas, segundo o delegado Fabrício Dutra, da Delegacia de Crimes Eletrônicos da polícia capixaba.

Com 15 nomes falsos e muitos registros em sua ficha, Hinácio gastava R$ 700 para obter um lote com 50 números de cartões mais seus dígitos verificadores – o delegado não revelou de onde os números eram comprados, mas admitiu que os dados eram passados por funcionários de empresas nas quais muitos clientes fizeram compras via internet. Com suas falsas identidades, ele já estava recebendo dois benefícios da Previdência Social.

A venda das passagens aéreas era anunciada por meio de uma página no facebook chamada “Angelina Joly”: ele comprava as passagens pela internet, pagava com dados roubados, enviava o número do localizador ao comprador, cobrava apenas 35% do valor real da passagem mas pagava 100% do valor à companhia aérea –  depois o titular do cartão que se virasse para pagar essa conta. Hinácio conseguiu organizar uma quadrilha com membros em todos os estados, para desvio de dinheiro de bancos, compra de carros com documentos falsos e outras compras utilizando indevidamente os dados de cartões de crédito de terceiros”, disse o delegado Fabrício Dutra.

Uma das pistas para confirmar a identidade de Hinácio foi seu estilo de vida luxuoso, que incluía muitas viagens, hospedagens em hotéis cinco estrelas e carros de luxo. A polícia investiga as ligações dele com o grupo Anonymous, interessado em obter sua ajuda para ataques a sites do governo federal.

0Shares