Deface pegou www.linux.org

Tela gravada na home page do linux.org

Um ataque de defacement atingiu nesta madrugada um dos sites mais utilizados pela comunidade Linux. Trata-se do www.linux.org, que exibe uma média de 400 mil páginas por mês e oferece grande volume de informações, agrega usuários em fóruns e disponibiliza downloads.

O ataque foi feito por um usuário cujo id no Twitter é @kitlol5. Neste momento o endereço www.linux.org está sendo redirecionado para a página do atacante, o que pode indicar na verdade um ataque ao provedor de DNS da organização – e não um deface direto na home page. O fato foi notado por vários especialistas e aficionados do Linux, inclusive os usuários Lipe Aguiar e Mateus Veras, que acompanharam o ataque e apontaram o problema para o Cibersecurity. Na opinião do especialista Mateus Veras houve um sequestro de DNS (DNS hijacking) porque houve muitas mudanças no endereço de DNS durante o ataque. 

O defacement incluiu a publicação da tela acima que não está mais presente mas foi gravada pelos colaboradores do Cibersecurity. Foi  gravado um vídeo com imagens (grotescas) deixadas pelo atacante. Tão grotestas que o YouTube removeu.  Leia a continuação da notícia em

https://www.cibersecurity.net.br/linux-org-explica-sequestro-do-seu-dns/


Página criada pelo atacante no Twitter em nome de @kitlol5
Meta description inserida no ataque foi indexada pelo Google

, , ,

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes