Dados atribuídos ao banco Sicredi vazam na web

Uma publicação feita no site Pastebin ontem exibiu dados pessoais que parecem de correntistas de um banco. A pessoa que publicou alega que são do banco Sicredi e que vazaram 1.2 terabytes de dados. O texto inicial do arquivo diz

“Sicredi hacked!!
This is only sample.
Full download (1.2TB)
Dados associados, transferencias, depositos, extratos, telefone, data de abertura da conta, entre outros.
Marcio Leite Machado you are sux!!!
Knowledge is free. We are Anonymous. We are Legion. We do not forgive.”

Márcio Leite Machado mencionado no texto é o gerente de Tratamento e Prevenção a Fraudes da Sicredi. Por volta de 15h de hoje, a assessoria de imprensa do Sicredi em Porto Alegre informou ao Cibersecurity que já tinha conhecimento do assunto e que o tema já estava sendo tratado internamente. Mais tarde, o Cibersecurity recebeu a nota oficial abaixo:

COMUNICADO À IMPRENSA O Sicredi detectou, a partir de monitoramento interno, a exposição de dados de alguns associados de uma região do interior do Rio Grande do Sul. Estão sendo tomadas medidas contingenciais e os associados impactados estão sendo contatados. Além disso, o Sicredi está colaborando com a investigação pelos órgãos competentes. Cabe ressaltar que não foi detectada a exposição de dados bancários sigilosos. O Sicredi destaca ainda que as operações permanecem normais, sem comprometimento dos seus sistemas de segurança e que adota as melhores práticas relacionadas à segurança da informação.

O arquivo publicado no Pastebin contém dois tipos de registros. No primeiro, há 34 nomes e CPFs e informações como “novo associado” e uma data. No segundo também outro tanto de nomes e CPFs e anotações sobre parentesco da pessoa com funcionários de uma prefeitura e inclusive sobre transferência de negócios de uma pessoa para o Sicredi. Os dados exibidos podem ser compatíveis com aqueles utilizados numa operação de telemarketing, podendo não ser do banco.

O arquivo publicado no Pastebin saiu do ar no final da tarde, mas foi publicado de novamente no início da noite de hoje.

O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) é um sistema de três níveis formado por 116 cooperativas filiadas, cinco centrais regionais, uma confederação, uma fundação e um banco cooperativo e empresas controladas.

 

184Shares

,

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes