Avast e Qualcomm demonstram app de segurança móvel

Nova tecnologia de detecção de malware, baseada em aprendizado de máquina, identifica ameaças de malware zero-day e transformacionais em nível de processador

A Avast Software, produtora da mais confiável segurança para PCs e dispositivos móveis no mundo, foi escolhida pela Qualcomm Technologies, Inc. como o principal serviço de segurança móvel para integrar a tecnologia Qualcomm® Snapdragon™ Smart Protect, baseada em análise de comportamento, que utiliza tecnologia da Plataforma de Inteligência de Máquina Qualcomm® Zeroth™ para detectar em tempo real as ameaças de malware móvel à segurança do smartphone e à privacidade pessoal. A Qualcomm Technologies e a Avast estarão demonstrando esta solução de segurança móvel no Mobile World Congress.

Os malware móveis estão avançando. A Avast tem atualmente mais de 2 milhões de amostras deles em sua base de dados. A cada dia, a Avast detecta 12 mil novas amostras originais de malware, e a cada trimestre cerca de 15% dos usuários de dispositivos móveis do mundo todo têm contato com esse tipo de ameaça.

Com o crescente uso de dispositivos móveis e com o conteúdo valioso existente neles, os desenvolvedores de malware focam cada vez mais nos usuários desses dispositivos. Um exemplo de malware móvel é o ransomware, que bloqueia um dispositivo ou seus dados e exige um valor como resgate para o desbloqueio. O adware também está se espalhando pelo ambiente móvel. Muitas vezes vem sob a forma de um aplicativo de jogo ou passatempo que parece inofensivo, mas o que os usuários não sabem é que o adware fica utilizando seus dispositivos infectados para obter cliques em anúncios. Em 2015, a Avast também detectou novas formas de spyware móvel, intrusivos à privacidade do usuário e coletando seus dados. Além do malware móvel, há outras potenciais ameaças no sistema operacional Android que colocam o usuário em risco, como o Stagefright.

“Com as ameaças crescendo a cada dia, os fabricantes e as operadoras precisam proteger seus usuários em tempo real”, disse Gagan Singh, presidente de mobile da Avast.
“O Snapdragon Smart Protect proporciona segurança no nível do processador, que é projetado para aperfeiçoar a privacidade dos clientes e protegê-los de aplicativos falsos, ataques zero day e ransomware. Estamos orgulhosos de ter trabalhado com a Qualcomm Technologies nessa conquista.”“O Snapdragon Smart Protect foi projetado para fazer detecção precisa e em tempo real de zero-day e de malware móvel transformado”, disse Sy Choudhury, diretor sênior de gerenciamento de produto da Qualcomm Technologies, Inc. “A combinação da análise de malware do Qualcomm Technologies Snapdragon Smart Protect, dinâmica e baseada em comportamento, com a análise de núcleo do malware feita pela Avast proporciona uma ampla e poderosa segurança e proteção à privacidade para os usuários dos dispositivos.”

Softwares de segurança tradicionais limitam-se a fazer varredura e monitoramento do comportamento do software no nível da camada de aplicação. O Snapdragon Smart Protect utiliza a tecnologia de aprendizado de máquina Zeroth, da Qualcomm Technologies, para detectar e classificar, no nível do processador, uma gama mais ampla de malware móvel para assim obter um nível de proteção ainda mais elevado. Ao mesmo tempo em que os consumidores irão se beneficiar de melhor proteção, fabricantes e operadoras irão se beneficiar da redução do risco de vazamento de dados e de ataques de malware sobre seus usuários.

O Snapdragon Smart Protect está disponível nos dispositivos equipados com o processador Snapdragon 820, e deverá estar em outros SoCs (systems on chip) Snapdragon ainda este ano. Os primeiros dispositivos com o Snapdragon Smart Protect devem chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2016.

0Shares

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes