Ataque parou Toyota na Austrália

A Toyota confirmou hoje que sofreu o que “parece” ter sido um ataque de malware em sua fábrica em Melbourne, Austrália. O site paralisou o site e outros meios de comunicação da empresa, inclusive sua rede telefônica e seu servidor de e-Mails. A empresa fez a confirmação pelo site e também por meio de sua conta no Facebook. O primeiro sinal do problema foi o site fora do ar. Popuco tempo depois a empresa publicou um aviso dizendo:

A Toyota Australia está passando por dificuldades técnicas que estão impactando nosso Guest Experience Center e nosso website toyota.com.au. Como resultado, estamos inacessíveis por telefone ou e-mail. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos aos clientes pela paciência durante esse período.

Mais tarde a empresa fez a seguinte declaração:

“A Toyota Australia pode confirmar que foi vítima de uma tentativa de ataque cibernético. Nesta fase, acreditamos que nenhum dado privado de clientesou funcionários foram acessados. A ameaça está sendo gerenciada pelo nosso departamento de TI. Estamos trabalhando em estreita colaboração com especialistas internacionais em segurança cibernética para colocar os sistemas em operação novamente o quanto antes. Nesta fase, não temos mais detalhes sobre a origem do ataque. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos aos clientes pela paciência. ”

Um porta-voz disse à imprensa que o ataque havia afetado as comunicações da Toyota Austrália com todo o mundo, mas que sua rede de concessionárias permaneceu normal. A Toyota tranquilizou clientes, funcionários e seus parceiros de negócios afirmando que não acredita, nesta fase, que qualquer informação privada tenha sido acessada. A empresa não confirmou se foi um ransomware que interrompeu seus sistemas, nem especificou o nome de qualquer malware que possa estar envolvido.

Por coincidência um ataque de ransomware atingiu uma clínica cardiológica em Malvern (Melbourne), criptografando os registros de pelo menos 15 mil pacientes.

116Shares

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes