Aliança desenvolve protocolo para email seguro

email-seguroA Lavabit e a Silent Circle, empresas americanas que encerraram suas operações de email depois de serem investigadas pelo FBI por causa da fuga de Ed Snowden, uniram-se para desenvolver uma nova geração de protocolo para correio eletrônico criptografado de ponta a ponta, em código aberto. A Lavabit era a empresa onde Ed Snowden mantinha uma conta de email antes de fugir para Hong Kong – e depois para a Rússia. A Silent Circle continua operando com os produtos Silent Phone e Silent Text Phil, mas fechou o Silent Mail em agosto, antes de receber qualquer intimação do FBI.

O novo protocolo será desenvolvido pela Dark Mail Alliance (http://www.darkmail.info/). Jon Callas, CTO do Silent Circle é amigo de Phil Zimmerman, desenvolvedor do PGP, e deverá contar com a ajuda dele nesse desenvolvimento.

A primeira declaração da aliança diz: “O que chamamos de e-mail 3 .0  é a substituição urgente de protocolos de e-mail que estão velhos há décadas, e de outros que são criptografados mas dependem de protocolos vulneráveis, que vazam metadados. Nosso objetivo é iniciar em open source o código do protocolo e a arquitetura, e ajudar todos os outros a implementar esta nova tecnologia para abordar as questões de privacidade em relação a quaisquer tipos de ameaças de vigilância e de back door”.

0Shares
Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.